OAB-PI integrará rede que facilitará o registro de sociedades de advogado

Data e Hora: 07/06/2017 13:06:59

Após reunião na sede da Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi) nesta quarta-feira (7), a OAB-PI integrará o sistema eletrônico “Piauí Digital”, que facilitará o registro de sociedades de advogados. O programa é uma ferramenta que faz a associação entre os dados cadastrais da Receita Federal do Brasil e os diversos órgãos Estaduais e Municipais que participam do processo de abertura, alteração e baixa de empresas e as disponibiliza na rede mundial de computadores.

Com a OAB-PI fazendo parte do sistema, as sociedades de advogado também terão acesso a todas as facilidades, que possui vários cadastros de bancos de dados em um único local. “Em primeira instância a Ordem deve fechar um convênio com a Jucepi para regulamentar a utilização do sistema e logo após passar para a fase de implementação”, garantiu Chico Lucas, presidente da OAB-PI.

Por meio da Jucepi, o usuário verifica todo o andamento do seu processo e pode realizar o preenchimento de documentos e a solicitação de licenças. Se antes o empresário/contador deveria se dirigir a diversos órgãos presencialmente, como ANVISA, Bombeiros, Receita Federal, Prefeitura Municipal, e muitos outros, com o Piauí Digital tudo é feito através do site. www.piauidigital.pi.gov.br. O sistema abrange como objetivo principal a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), pela Lei Federal nº11.598 de 2007.

É através dele que o empresário otimiza seus recursos para a abertura de instituições e agiliza o prazo de aberturas, sendo as informações cadastradas pelo programa, disponíveis apenas para aqueles que possuem o número de protocolo do processo empresarial.

Estiveram presentes na reunião o membro da Comissão Nacional de Sociedades de Advogado, Rafael Neiva; o suplente vocal da Jucepi, Rodrigo Santos; a presidente da JUCEPI, Alzenir Porto; o representante da Vox Tecnologia, James Matos; o delegado da Receita Federal, Eudimar Alves; o coordenador do NTI da OAB-PI, Francisco Castro e o presidente da OAB-PI, Chico Lucas.