CEJA e CJA da OAB-PI elevam Campanha de Valorização do Jovem Advogado em âmbito nacional

Data e Hora: 06/06/2017 15:06:38

O Conselho Estadual do Jovem Advogado (CEJA) da OAB-PI, em parceria com a Comissão do Jovem Advogado (CJA) da OAB-PI, deliberou no ano de 2016, pela realização da Campanha de Valorização da Advocacia. A Campanha é baseada na conscientização sobre a necessidade de cumprimento do piso salarial do advogado e da contratação regular, evidenciando as peculiaridades e diferenças entre o advogado empregado e o advogado associado, nos termos do Provimento nº 169/2015 do Conselho Federal da OAB.

A campanha iniciou com publicações nas redes sociais sobre os temas acima expostos e, seguida, integrantes do CEJA e da CJA visitaram os fóruns da Comarca de Teresina. O Conselho enviou ainda comunicado para as sociedades advocatícias informando, dentre outros, sobre a necessidade de cumprimento do piso salarial e da contratação regular do advogado, sob pena de sanção disciplinar.

A campanha encontra-se na fase de visitas aos escritórios de advocacia, ocasião em que os integrantes do CEJA debatem com os sócios, advogados associados e com os advogados empregados sobre a contratação regular, evidenciando as consequências de eventual irregularidade.

Durante a realização do Colégio de Presidentes da Jovem Advocacia do Acre, os representantes do Conselho e da Comissão apresentaram a Campanha Estadual, que foi aprovada pelo Colégio. Em seguida, foi formado um grupo de estudo para formatar a execução da política em comento.

A proposição foi novamente discutida no Colégio de Presidentes da Jovem Advocacia em Rondônia, no início deste mês, onde foi consolidando entendimento sobre a necessidade de todas as seccionais iniciarem a política de conscientização, tendo como referência a realizada pelo CEJA e pela CJA da OAB-PI.

De acordo com o presidente do Conselho Jovem, Pedro Costa, a decisão do Colégio tornará mais efetiva à política desenvolvida no Estado do Piauí, na medida em que a jovem advocacia nacional estará unida em lutar de frente por uma remuneração digna e justa para os advogados contratados que, em sua maioria, são jovens.

“Nós, do Conselho Estadual, assumimos o compromisso de não medirmos esforços para assegurar ao jovem advogado uma justa remuneração pelo seu precioso serviço prestado. Por isso, além da conscientização, estamos trabalhando para implantarmos a Comissão de Fiscalização do Piso e da Contratação Regular vinculada ao TED, assim como estamos buscando aumentar o valor do piso salarial do advogado.”

"Foi com muita alegria e satisfação que recebemos a notícia de que todo nosso projeto da estava sendo utilizado como parâmetro para a Campanha de Valorização Nacional. Tudo isso nos motiva e dá a certeza de que nós estamos no caminho certo para transformar e fortalecer a advocacia jovem do Piauí e do Brasil, assim como lutar por todas nossas prerrogativas”, frisou a vice-presidente do Conselho, Lívia Veríssimo.

A presidente do CJA, Nádia Santiago, ressaltou sobre a importância da união entre as Seccionais para o fortalecimento da Campanha. “Precisamos mostrar às seccionais que algo está errado e buscar apoio para iniciar a campanha de conscientização. A advocacia está mudando de paradigma e precisamos evoluir juntos”, disse.

“A Campanha, em execução na Seccional do Piauí, é um passo importantíssimo para alcançar a dignidade profissional merecida não só pela jovem advocacia, mas pela classe como um todo. Esse é grande avanço na luta pelo reconhecimento e valorização da advocacia em geral" finalizou a secretária geral do CJA, Camila Dias.