OAB-PI discute defesa de prerrogativas com o INSS

Data e Hora: 31/05/2017 15:05:08

A OAB-PI, por meio da Comissão de Defesa das Prerrogativas do Advogado (CDPA), esteve reunida com a gerência executiva do INSS do Piauí, na manhã desta quarta-feira (31). A Comissão pediu providências para os principais problemas avaliados nas visitas institucionais às agências da Previdência Social em Teresina-PI, no ano de 2016.

Durante a reunião, foram discutidas as soluções a serem implementadas em observância à Lei 8.906/94. Uma das pautas foi resultado de reiteradas reclamações de advogados recebidas pela comissão em relação às prerrogativas profissionais da advocacia. “Dentre as reclamações recorrentes estão a relação entre servidores pela falta de urbanidade no atendimento, dificuldade no agendamento e no acesso aos processos administrativos”, apontou a secretária da CDPA, Aurilene Barbosa.

A presidente da CDPA, Roberta Oliveira, avaliou positivamente a reunião e elogiou o projeto que implantará o atendimento digital no INSS, onde os advogados poderão protocolar sem deslocar-se para a agência. O projeto terá fase experimental no mês de julho.

Para solucionar as demandas dos advogados, a CDPA discutiu com a chefe da Procuradoria Seccional Federal do INSS, Marianne Bona, a viabilização de um acordo de cooperação técnica com a OAB-PI. “Além disso, sugerimos a realização de cursos de capacitação sobre atendimento público e urbanidade e regularização dos atendimentos. A gerência se mostrou solícita e a expectativa é de que sejam melhor adequados os procedimentos nas agências da Previdência Social no estado”, finalizou Roberta Oliveira, presidente da CDPA.

Estiveram presentes na reunião o chefe executivo do INSS do Piauí, Ney Ferraz Júnior; o chefe da Seção de Saúde do Trabalhador, Cristóvão de Sousa; a chefe da Procuradoria Seccional Federal do INSS, Marianne Bona e os advogados membros da CDPA: Roberta Oliveira, Aurilene Barbosa, Lucas Ribeiro e Neycellyo Carvalho.