OAB-PI entrega cartilhas de prerrogativas a agentes penitenciários

  Data e Hora: 26/05/2017 16:05:13

Buscando estreitar os laços entre a OAB-PI e os agentes penitenciários que atuam no sistema carcerário da região metropolitana de Teresina, a Comissão de Direito Penitenciário (CDP) entregou na manhã desta sexta-feira (26) cartilhas educativas que trata das prerrogativas profissionais dos advogados e dos direitos e deveres dos agentes penitenciários.

A CDP visitou a Casa de Custódia, a Penitenciária Feminina e a Casa de Albergados onde conversou com os profissionais e esclareceu sua atuação. “A Comissão de Direito Penitenciário não é voltada apenas para o detento, mas para o sistema prisional, e isso inclui agentes penitenciários e administração”, ressaltou a presidente da CDP, Lina Brandão.

Os agentes penitenciários receberam as cartilhas e relataram casos de excessos tanto de advogados quanto dos próprios agentes. A comitiva condenou os fatos e pediu diálogo, esclarecendo que abusos por parte de advogados não são uma conduta pregada pela Ordem e ressaltando que casos desta natureza são investigados pelo Tribunal de Ética e Disciplina (TED) por meio de representação.

“O advogado que comete abusos são a exceção. A OAB defende o respeito mútuo entre as partes por meio do diálogo permanente e claro, do bom senso de ambas as partes. Mas caso ocorram, temos o TED para investigar e punir eventuais abusos”, disse o advogado criminalista e membro da CDP, Marcos Martins.

Ação contou ainda com a participação dos membros Alessandra Paes Landim, Danúbio Carvalho e Rafael Brandão.


Mais notícias


Subseção de Uruçuí leva demandas para a Presidência da
Data/Hora: 12/11/2019 09:59:28
OAB Piauí presta esclarecimentos jurídicos na 26ª ediçã
Data/Hora: 11/11/2019 16:07:58
Curso de Aperfeiçoamento Seletivos de Pós-Graduação Stri
Data/Hora: 11/11/2019 12:50:37
Inscrições abertas para o “Debate e Argumentação Foren
Data/Hora: 11/11/2019 11:02:30
Comissão de Apoio à Vítima de Violência integra VII Marc
Data/Hora: 11/11/2019 10:02:55
Leia todas as notícias

Dúvidas? Fale com a OAB-PI.

    OAB - Seccional Piauí
    Rua Governador Tibério Nunes - S/N Cabral | Teresina-PI

    Fale com a OAB