OAB louva iniciativa da Vara de Execuções Penais de Teresina

  Data e Hora: 17/05/2017 11:05:25

O Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do Tribunal de Justiça do Piauí e a Vara de Execuções Penais (VEP) de Teresina efetuaram na segunda-feira (15) a entrega dos cálculos da pena e da “Cartilha do Reeducando” a todos os presos que foram condenados e estão em processo de execução de pena.

A entrega, iniciada no mês de abril, na Casa de Custódia, foi concluída nas penitenciárias “Irmão Guido” e Feminina de Teresina, Unidade de Apoio ao Semiaberto, Colônia Agrícola “Major César Oliveira”, Centro de Detenção Provisória de Altos e Unidade de Apoio Prisional.

A Cartilha do Reeducando, elaborada pela Diretora do GMF, Géssika de Carvalho Barbosa e pelo juiz da VEP, José Vidal de Freitas Filho, tem informações sobre os direitos e os deveres dos presos, as características dos regimes fechado, semiaberto e aberto, as regras para progressão de regime e livramento condicional e alguns dos programas da VEP/Teresina, entre outros.

Os cálculos da pena são impressos, em papel, com as informações sobre as penas aplicadas a cada preso, a data de início do cumprimento e as datas prováveis de progressão de regime, livramento condicional e término de pena.

O presidente da OAB-PI, Chico Lucas, louvou a iniciativa do Tribunal, por meio da Vara de Execuções Penais, frisando que também é importante que os presos detenham informações sobre suas condições, direitos e deveres. “O objetivo do sistema prisional não é excluir essas pessoas, mas reeducá-las e reintegrá-las para conviver pacificamente e ordeiramente em sociedade. Para isso, elas precisam saber que um dia estarão fora do sistema. Com essa iniciativa, o Tribunal de Justiça passa a contribuir com esse processo”, frisou.

“O trabalho que vem sendo desenvolvido pelo juiz Vidal Freitas é de extrema importância para que haja, efetivamente, a ressocialização dessas pessoas. Por isso, louvamos a sua iniciativa e o parabenizamos pelos esforços empreendidos tanto na elaboração da cartilha quanto no cálculo das penas. Essas são ações que fazem diferença na magistratura”, comentou Chico Lucas.


Mais notícias


Em Regeneração, OAB Piauí alinha estratégias com a prefe
Data/Hora: 13/11/2019 18:06:49
Incentivo ao esporte piauiense é tema de reunião da Fundes
Data/Hora: 13/11/2019 16:13:35
Reunião aberta debaterá “Limites da Publicidade na Advoc
Data/Hora: 13/11/2019 16:08:44
Reunião debate a importância da inserção da mulher na po
Data/Hora: 13/11/2019 15:33:37
Comissão de Proteção e Defesa dos Animais acompanha resga
Data/Hora: 13/11/2019 12:15:39
Leia todas as notícias

Dúvidas? Fale com a OAB-PI.

    OAB - Seccional Piauí
    Rua Governador Tibério Nunes - S/N Cabral | Teresina-PI

    Fale com a OAB