CEJA prossegue com a campanha de Valorização da Advocacia

Data e Hora: 11/05/2017 19:05:28

Dando continuidade a “Campanha de Valorização da Advocacia”, por meio de uma política de conscientização, integrantes do Conselho Estadual do Jovem Advogado (CEJA) da OAB-PI e jovens advogados estiveram reunidos na sociedade advocatícia Waldemar Fernandes Sociedade de Advogados, na tarde desta quinta-feira (11).

Na ocasião, os advogados debateram sobre a necessidade de cumprimento do piso salarial do advogado empregado, conforme estabelecido na Lei Estadual nº 6.255/2012, assim como da necessidade de contratação regular nos moldes do Provimento nº 169 do Conselho Federal da OAB.

De acordo com o presidente do Conselho, Pedro Costa, o desrespeito à Lei Estadual que disciplina o piso do advogado empregado, bem como a contratação irregular que prejudique o advogado contratado é infração ética, sujeito o infrator a sanção disciplinar.

“Inicialmente estamos realizando essa política de conscientização para, posteriormente, criarmos a Comissão de Fiscalização do Piso Salarial e da Contratação Regular, de forma a contribuir positivamente para o efetivo respeito das normas que disciplinam as relações de trabalho entre escritórios de advocacia e advogados”, declarou.

O sócio majoritário do escritório supracitado, Waldemar Fernandes, avaliou de forma positiva a campanha em comento, principalmente a realização de visitas a escritórios de advocacia para levar a mensagem de cumprimento do piso salarial do advogado empregado e da contratação regular, entendendo que o advogado deve ter uma justa remuneração.

Convidando os jovens advogados a aderirem o movimento, o advogado Ítalo Borges afirma que a jovem advocacia deve aderir a política de conscientização, considerando que a maioria dos advogados contratados possuem menos de cinco anos de inscrição na Ordem.

Para a jovem advogada Brenda Leal, muitos escritórios de advocacia, além de desrespeitarem o piso salarial do advogado, contrata advogado como associado quando na verdade o profissional é empregado. “Assim que obtive conhecimento da política de conscientização fiz questão de participar para dar mais força a esta ação institucional que beneficia diretamente o jovem advogado”, disse.

Também participaram da reunião a vice-presidente do CEJA, Lívia Veríssimo e os advogados Lays Almeida, Bruno Barbosa e Nerias Cavalcante.