OAB-PI realiza palestras sobre prevenção ao suicídio em escola estadual

  Data e Hora: 31/03/2017 11:03:35

Com o objetivo de desmitificar o tema do suicídio, o Núcleo de Prevenção ao Suicídio da OAB-PI realizou na manhã desta sexta-feira (31) uma rodada de palestras sobre o tema na Unidade Escolar Caluzinha Freire, na zona leste de Teresina/PI. O núcleo faz parte da Comissão de Promoção da Cidadania (CPC) da Ordem e pretende difundir o conhecimento para prevenir os casos de suicídio no estado.

Segundo a coordenadora do núcleo, Sabrina Araújo, a proposta é levar orientação à população e aproximar a OAB-PI dos temas relevantes da sociedade. “Hoje tivemos duas palestras com o objetivo de desmitificar o tema. Esse foi o nosso primeiro evento do ano e queremos levar cada vez mais o conhecimento para formar multiplicadores da informação por meio de rodas de conversas, bate-papos e entre outras ações, cientes de que esta é uma questão de saúde pública”, esclareceu.

A primeira palestra do evento foi ministrada pela psicóloga Patrícia Moreira, que acredita ser fundamental a sensibilização dos professores e pedagogos para que desenvolvam projetos de valorização da vida no ambiente escolar. “Na oportunidade, apresentamos a prevenção do suicídio no contexto escolar em seus fatores de risco, fatores de proteção e mitos sobre o tema. Os profissionais da área da educação são a ponte para fazerem a avaliação do comportamento dos estudantes e fazerem esse encaminhamento adequado da situação”, afirmou.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), os profissionais da educação são considerados “guardiões”, são aqueles que estão em contato mais direto com a realidade dos alunos. A palestrante Josélia Duarte acredita que o encontro foi proveitoso pela troca de conhecimentos. “Foi muito interessante, porque durante as palestras surgiram muitas dúvidas e posicionamentos sobre o tema. É importante que os professores e educadores tenham um olhar mais atento às realidades dos seus alunos, uma vez que a escola tem como público alvo os adolescentes, que apresentam dificuldades peculiares nessa fase da vida”, disse a psicopedagoga.

Além de professores da instituição, estiveram presentes no evento alguns alunos da unidade escolar, bem como pedagogos, representantes da Secretaria de Educação do Piauí (Seduc) e do Centro de Valorização da Vida (CVV) e líderes da comunidade local.


Mais notícias


Em Regeneração, OAB Piauí alinha estratégias com a prefe
Data/Hora: 13/11/2019 18:06:49
Incentivo ao esporte piauiense é tema de reunião da Fundes
Data/Hora: 13/11/2019 16:13:35
Reunião aberta debaterá “Limites da Publicidade na Advoc
Data/Hora: 13/11/2019 16:08:44
Reunião debate a importância da inserção da mulher na po
Data/Hora: 13/11/2019 15:33:37
Comissão de Proteção e Defesa dos Animais acompanha resga
Data/Hora: 13/11/2019 12:15:39
Leia todas as notícias

Dúvidas? Fale com a OAB-PI.

    OAB - Seccional Piauí
    Rua Governador Tibério Nunes - S/N Cabral | Teresina-PI

    Fale com a OAB