OAB-PI participa de roda de diálogos sobre igualdade racial

  Data e Hora: 21/03/2017 15:03:30

A OAB-PI, por meio da Comissão da Verdade da Escravidão Negra, participou na manhã desta terça-feira (21) de uma Roda de Diálogos sobre igualdade racial no auditório da Colégio Liceu Piauiense, no centro da capital. O evento foi organizado em alusão ao Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e celebrado no dia 21 de março.

Segundo a presidente da Comissão da Verdade da Escravidão Negra da OAB-PI, Sueli Rodrigues, a data faz memória a um massacre que aconteceu em 21 de março de 1960, na África do Sul, onde a população negra era obrigada a portar um cartão que continha os locais em que era permitida a sua circulação.

“A luta contra o racismo, especialmente no Brasil, sempre existiu, mas nem sempre tem a visibilidade que precisa. Por isso, essa iniciativa aqui no Liceu é muito importante, principalmente por ser um ambiente escolar, no qual os jovens negros são inferiorizados cotidianamente. Por esse motivo, nos juntamos neste dia às dinâmicas mundiais de luta contra o racismo”, afirmou Sueli Rodrigues.

Em sua fala durante a roda de diálogos, Sueli Rodrigues destacou o projeto Esperança Garcia, organizado pela Comissão da Verdade da Escravidão Negra da OAB-PI, que pretende reconhecer a iniciativa da escrava, concedendo a ela o título de primeira mulher advogada do Brasil. “Uma das contribuições da OAB para o combate ao racismo está nesse projeto que faz uso da memória para construção da identidade negra no Piauí", afirmou.

Esperança Garcia foi uma mulher negra escravizada, da cidade de Oeiras, que peticionou ao Governador da Capitania denunciando os maus tratos sofridos por ela, seus filhos e suas companheiras. A Carta de Esperança Garcia, datada de 06 de Setembro de 1770, foi considerada a primeira petição por direitos humanos que se tem relato no Brasil.

O evento foi realizado pela Secretaria de Justiça do Piauí (SEJUS) em parceria com a Secretaria de Educação (SEDUC) e Secretaria da Assistência Social e Cidadania do Piauí (SASC).


Mais notícias


Presidente da OAB Piauí recebe representantes do CEJA nesta
Data/Hora: 14/11/2019 12:28:58
“Diálogos pelo Direito à Educação” discute aplicaça
Data/Hora: 14/11/2019 11:51:45
Em Regeneração, OAB Piauí alinha estratégias com a prefe
Data/Hora: 13/11/2019 18:06:49
Incentivo ao esporte piauiense é tema de reunião da Fundes
Data/Hora: 13/11/2019 16:13:35
Reunião aberta debaterá “Limites da Publicidade na Advoc
Data/Hora: 13/11/2019 16:08:44
Leia todas as notícias

Dúvidas? Fale com a OAB-PI.

    OAB - Seccional Piauí
    Rua Governador Tibério Nunes - S/N Cabral | Teresina-PI

    Fale com a OAB