OAB-PI forma 51 novos mediadores

Data e Hora: 16/03/2017 11:03:49

Na noite desta quarta-feira (15), 51 novos mediadores e árbitros do estado receberam o Certificado de Conclusão da Curso de Mediação e Arbitragem da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Piauí, realizado pela Escola Superior de Advocacia do Piauí e Câmara de Mediação e Arbitragem, que no mês de marco comemora seu primeiro ano de existência operacional.

Segundo o diretor da equipe operacional da Câmara de Mediação e Arbitragem da OAB-PI, Alainy Leitão, a formação dos novos mediadores é um marco para a pacificação social e para a criação da justiça social no Piauí. “Talvez daqui a alguns anos compreendamos a importância deste momento em que vivemos. Só para se ter uma ideia, desses quinze mil advogados piauienses inscritos na Ordem, se nós tivéssemos 50% com formação em mediação em arbitragem, com certeza teríamos um impacto muito maior na Justiça do Piauí”, frisou.

O presidente da OAB-PI, Chico Lucas, enfatizou que o atual modelo de resolução de conflitos não consegue atender às demandas sociais, pois esbarra em uma estrutura arcaica do Judiciário, que tem dificuldades para se adaptar aos novos tempos. Além disso, segundo ele, no caso específico do Piauí, há outro agravante, que são as altas custas judiciais, a segunda mais cara do país.

“A mediação é a solução adequada e necessária dos conflitos. Nós, advogados, temos que nos qualificar e começar a pensar na perspectiva de que podemos resolver os embargos e as lides conversando com os nossos colegas. Mesmo que representemos interesses opostos, sejamos parciais, podemos sentar e encontrar um ponto de equilíbrio em que as duas partes saiam ganhando. A mediação é isso, é a reconstrução dos laços sociais”, disse o presidente Chico Lucas.

Fizeram parte da mesa de honra, ainda: o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados da OAB-PI, Rafael Orsano; a diretora administrativa da ESA-Piauí, Raquel Dantas; o conselheiro e presidente da Comissão de Mediação e Arbitragem da OAB-PI, Roger Gurgel; o presidente da Diretoria Executiva da Câmara de Mediação e Arbitragem da OAB-PI, Gustavo Orsano; a presidente da Comissão de Estágio e Exame da Ordem, Fernanda Amaral; o diretor geral da Câmara de Mediação e Arbitragem da OAB-PI, Ivo Leitão; e o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor, Michel Saldanha.