OAB-PI recebe visita de formandos da UFPI

Data e Hora: 15/03/2017 10:03:56

Na tarde desta terça-feira (14), a sede da OAB-PI recebeu a visita dos formandos do Curso de Direito da Universidade Federal do Piauí (UFPI), turma “Esperança Garcia”. Recepcionados pelos dirigentes da casa e membros das comissões temáticas, a turma recebeu muitas felicitações e palavras de incentivo para o exercício da profissão.

Durante o ato solene os formandos ouviram atentamente os pronunciamentos dos diretores sobre o significado da realização profissional, da importância da qualificação para o mercado de trabalho e do valor da ética na conduta do advogado perante o cidadão.

Em seu discurso de acolhida, a presidente da Comissão da Verdade da Escravidão Negra da OAB-PI, Maria Sueli Rodrigues, destacou a personagem Esperança Garcia, que leva o nome da turma. Em 6 de setembro de 1770, a escravizada dirigiu uma petição ao Presidente da Província de São José do Piauí, Gonçalo Lourenço Botelho de Castro, denunciando os maus-tratos físicos de que era vítima, ela e seu filho, por parte do feitor da Fazenda Algodões. “O reconhecimento simbólico de Esperança Garcia como advogada é muito presente atualmente. Não somente pela sua luta, mas também a representatividade de sua carta como primeiro peticionamento que se tem história no país”, parabenizou Sueli pela escolha do nome da turma.

O orador da turma, Eduardo Sousa, também destacou a personagem como exemplo e mudança social e motivou os colegas no seguimento da profissão. “Além disso é gratificante saber que não estamos sozinhos, hoje fazemos parte de uma instituição sólida e forte, a OAB”, proferiu Eduardo.

Sobre o exercício da profissão advocatícia, a secretária geral adjunto da OAB-PI, Élida Franklin, destacou a importância do advogado e seu papel na sociedade. “Embora alguns possam escolher outras carreiras, é importante falarmos sobre o papel do advogado. O conhecimento é o nosso principal instrumento de trabalho, porém a advocacia tem um aspecto social muito relevante e indispensável”, motivou os formandos.

Também prestigiaram o ato solene, a presidente da Comissão de Estágio e Exame de ordem, Maria Fernanda Brito e o coordenador do Escritório Jurídico do NAAD, Lucas Madeira Campos.