Instituições debatem estratégias com o Núcleo de Prevenção ao Suicídio da OAB-PI

Data e Hora: 20/02/2017 14:02:01

Para debater e estudar ações sobre como abordar o tema do suicídio, o Núcleo de Prevenção e Enfrentamento ao Suicídio da OAB-PI e as Comissões de Promoção à Cidadania e de Apoio à Vítima de Violência estiveram reunidos com representantes de instituições e entidades, na noite desta sexta-feira (17), na sede da Ordem.

A conselheira federal da OAB e presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, Eduarda Mourão, parabenizou a iniciativa do Núcleo, destacando a importância do debate com demais instituições, em virtude do alto índice. “Essa é uma maneira de evoluirmos como cidadãs e cidadão e, acima de tudo, de desenvolvermos uma ação com alcance maior, especialmente em se tratando como uma capital como a nossa, que dentro das estatísticas, preocupa a todos”, declarou a conselheira federal.

Eduarda Mourão destacou ainda o fortalecimento das parcerias entre as instituições e profissionais da saúde com a intenção de propagar o conhecimento.

A presidente da Comissão de Promoção à Cidadania (CPC), Nailma Freitas, agradeceu os presentes, ressaltando sobre como nasceu a necessidade de trabalhar sobre o tema frente à sociedade piauiense. “Antes de sermos profissionais, somos humanos e não podemos nos esquecer disso. Precisamos entender o tema para que possamos trabalhar juntamente com a população”.

Sobre os trabalhos desenvolvidos, a coordenadora do Núcleo, Sabrina Araújo, frisou que o tema deve ser conhecido e abordado de maneira adequada. “É de extrema importância o envolvimento de todos os parceiros. O foco do projeto é propagar o conhecimento, identificando e orientando as pessoas sobre como e onde devem buscar ajuda”.

Em julho de 2016, a CPC realizou um curso de capacitação sobre suicídio, ministrado por profissionais que atuam na prevenção do mesmo há mais de dez anos. O evento contou não apenas com os membros da CPC, mas também com integrantes da diretoria e de outras comissões temáticas da casa.

Ao longo da reunião, os participantes se posicionaram, relatando suas atuações junto à sociedade sobre o suicídio, por meio de debates, conversas, palestras, campanhas, dentre outras ações.
Algumas dificuldades foram apontadas pelas instituições como o falta de recursos para a divulgação, por meio de materiais, por exemplo, e a vergonha existente nas pessoas que buscam por ajuda. Sobre isso, a coordenadora Sabrina Araújo afirmou que o Núcleo tem a intenção de aproximar e desmitificar o suicídio.

Como encaminhamentos, o Núcleo definiu onde será realizada a primeira ação juntamente com os órgãos parceiros, que será na Unidade Escolar Caluzinha Freire. A reunião para definir o formato e o dia do evento será debatida com os membros diretores da Escola na próxima semana. Firmar parceiras com a Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) e com a Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) também estiveram entre os encaminhamentos.

Também estiveram presentes na reunião as integrantes do Núcleo Jamila Moares, Valquíria Nunes, Rosângela Alexandrinho, Ângela Nascimento e a psicóloga Claudia Aline; as membros da Comissão da Mulher Advogada Sanna Cris e Rosíria Coelho; o representante da Polícia Militar, Major Marcos ; as estudantes de Direito Valéria Freire e Edilania Silva, a representante da Penitenciária Feminina Margarete Martins; o representante do Centro de Valorização da Vida (CVV) Eyder Mendes; a coordenadora do Ensino Jurídico do Instituto Camilo Filho, professora Adriana Ferro e a psicóloga do Instituto Dom Barreto Carla Nayde.