OAB-PI participa de reunião sobre Plano Estadual de Segurança Pública

Data e Hora: 13/01/2017 10:01:38

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, participou nessa quinta-feira (12), no auditório da Academia da Polícia Civil (Acadepol), de uma reunião com o Gabinete de Gestão Integrada do Piauí (GGI) que debateu a metodologia que será utilizada na elaboração do primeiro Plano Estadual de Segurança Pública do Piauí.

O vice-presidente da OAB-PI, Lucas Villa, afirmou que Ordem irá apresentar proposta de protocolo para transporte de presos, tanto para a Secretaria de Justiça como para a Secretaria de Segurança. “É preciso que o transporte dos presos seja feito de forma segura, tanto para os Agentes Estatais como para os próprios presos, e também de uma forma humana. A OAB está preocupada com isso, já está elaborando relatórios sobre essa ocorrência de hoje e todos as providencias deverão ser tomadas”, afirmou o diretor, referindo-se ao assassinato de um preso quando estava sendo transferido com outros sete detentos de Teresina para a Penitenciária Vereda Grande, em Floriano.

O secretário de segurança, Fábio Abreu ressaltou que o plano estadual terá metas que serão atingidas a curto, médio e longo prazo. “Nosso objetivo é utilizar esse plano para transformar o cenário da segurança pública. Vamos fazer um planejamento criterioso de investimentos para reequipar as forças de segurança pública do estado e investir ainda mais em tecnologia, setor de inteligência, políticas públicas para mulheres e repressão ao tráfico de drogas. Iremos traçar um plano de segurança pública que seja de acordo com as necessidades da nossa população”, conclui.

Estiveram presentes na reunião, reunião do GGI a governadora em exercício, Margarete Coelho, representantes da Polícia Civil, Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria da Justiça, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça, Procuradoria Geral de Justiça, Secretaria Nacional de Segurança Pública, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Forças Armadas, OAB, Associações comunitárias, representantes religiosos, APPM, Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Instituto Federal do Piauí (IFPI), Fundação Cepro, Secretaria de Estado do Planejamento, Secretaria Estadual de Governo, Tribunal Regional Federal da 1ª região.