Justiça Restaurativa pela paz é tema de oficina realizada na ESA Piauí

  printImprimir   Data e Hora: 13/02/2020 18:02:03

Abordando conhecimentos relacionados à Justiça Restaurativa e a sua utilização na resolução dos conflitos judiciais e extrajudiciais, a Comissão de Justiça Restaurativa e Direito Sistêmico (CJRDS) promoveu a “Palestra e Oficina Restaurativa pela Paz – Círculo de Diálogo”, nesta quarta-feira (12), na ESA Piauí.

“A palestra teve como objetivo difundir o conhecimento sobre a filosofia de Justiça Restaurativa com o fito da busca da paz, por meio de uma abordagem prática. Os círculos restaurativos de prevenção e resolução de conflitos podem ser utilizados no dia a dia, para tomada de decisões, empoderamento de vínculos, fortalecimento de grupos sociais e, inclusive, na busca pela paz, na resolução de conflitos judiciais e extrajudiciais”, explicou o palestrante e coordenador de Justiça Restaurativa da Comissão, Rogério Almeida Rodrigues.

Voltada para as relações prejudicadas por situações de violência, a Justiça Restaurativa é um novo modelo de Justiça que segue crescendo. Segundo a palestrante Deusa Ferreira “o ramo da Justiça valoriza a autonomia e o diálogo, criando oportunidades para que as pessoas envolvidas no conflito, o autor e o receptor do fato, familiares e comunidade, possam conversar e entender a causa real do conflito, a fim de restaurar a harmonia e o equilíbrio entre todos”, pontuou.

A “Palestra e Oficina Restaurativa pela Paz – Círculo de Diálogo” contou ainda com o apoio das Comissões de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDDCA) e OAB na Universidade (COU); do Conselho Estadual do Jovem Advogado (CEJA) e da ESA Piauí.

Estiveram presentes no evento, membros das Comissões Temáticas da OAB Piauí, assim como advogados, mediadores, conciliadores, agentes prisionais, serventuários da Justiça, psicólogos e assistentes sociais.


Mais notícias


Prorrogado: Prazo de inscrição de artigos para compor livro “Ordem Jurídica Constitucional” segue até 30 de abril
Data/Hora: 30/03/2020 15:03:23
OAB Piauí divulga edital de chamada para seleção de artigos que deverão compor livro “Ordem Jurídica Constitucional”
Data/Hora: 25/03/2020 17:03:46
ESA Nacional lança cursos online gratuitos e 50% de desconto nos cursos de pós-graduação
Data/Hora: 20/03/2020 12:03:12
OAB Piauí determina medidas preventivas contra o coronavírus
Data/Hora: 17/03/2020 17:03:15
Com grande público, Curso de PJECALC e PJE é realizado em Bom Jesus
Data/Hora: 16/03/2020 17:03:32
Leia todas as notícias

Dúvidas? Fale com a ESA PIAUÍ.

Contatos: (86) 2107-5823 | (86) 99993-2042 | E-mail: esapi@oabpiaui.org.br

  • Sobre a ESA PIAUÍ:

    Escola Superior de Advocacia do Piauí - ESA PIAUÍ, criada em 1997, com sede e foro na cidade de Teresina, Piauí, na Rua Governador Tibério Nunes, s/n, Bairro Cabral, reger-se-á pelo presente Regimento Geral. A Escola Superior de Advocacia do Piauí tem natureza jurídica de órgão auxiliar autônomo, sem personalidade jurídica própria, com jurisdição, no âmbito de sua missão institucional, em todo o território do Estado do Piauí.