OAB Piauí e UFPI firmam parceria em prol da advocacia

  printImprimir   Data e Hora: 14/10/2019 17:10:13

Na manhã desta segunda-feira (14), o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, Celso Barros Coelho Neto, recebeu a Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Artes, Patrimônio e Museologia (PPGAPM) da UFPI, Áurea da Paz Pinheiro. O encontro aconteceu para firmar um Termo de Cooperação entre a OAB e o PPGAPM da UFPI. A reunião contou com a presença do Diretor-Geral da ESA Piauí, Aurélio Lobão, e do Conselheiro Federal e Presidente da Comissão Nacional de Direito à Educação, Thiago Carcará.

“Estamos felizes com mais essa parceria que beneficiará os advogados e advogadas piauienses. Investir em educação, conhecimento e cultura é investir na qualidade da nossa classe. Estamos dispostos a firmar ainda mais parcerias que tenham como foco à qualificação profissional e a valorização da nossa cultura”, ressalta o Presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto.

Segundo o Conselheiro Federal, Thiago Carcará, a parceria de início contará com a possibilidade de ter aulas na ESA Piauí com uma turma de 15 alunos que ao final do curso irão receber o título de mestres em museologia. Além disso, eles estarão habilitados a exercer a docência bem como ter habilidades própria da área. A ideia é que seja fechada uma turma de mestrado na sede da OAB Piauí.

O Diretor-Geral da ESA Piauí, Aurélio Lobão, explica que a Escola tem o interesse em ofertar ainda mais possibilidades de qualificação profissional. “Essa parceria só tem a agregar à toda classe advocatícia do Estado. Nosso intuito é sempre trabalhar em prol da educação de qualidade, profissionalização e desempenho profissional. Essa parceria só elevará o nível de ensino”, afirma.

Para a Coordenadora do PPGAPM, Áurea Pinheiro, o objetivo da parceria é beneficiar o operador do direito a fim destes terem a possibilidade de conhecer o campo do patrimônio cultural, da proteção ambiental e, sobretudo, trabalhar essa relação entre patrimônio, direito e cultura.

“Nós vivemos em um País com grandes dimensões continentais e o Piauí que é um rico complexo patrimonial e cultural e que muitas vezes está desprotegido. Então, essa parceria entre a universidade e a OAB Piauí pode ajudar as instituições a estarem junto com a sociedade, conhecendo e preservando o que nós temos de melhor, nosso patrimônio cultural e ambiental”, explica Áurea da Paz Pinheiro.