OAB Piauí entrega 58 carteiras profissionais a novos advogados e advogadas

Data e Hora: 03/10/2019 11:10:20

Em noite festiva, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, realizou a entrega de 58 carteiras profissionais aos mais novos advogados e advogadas, nesta quarta-feira (02). A solenidade foi conduzida pelo Presidente da Seccional, Celso Barros Coelho Neto, no auditório da OAB Piauí.

Em seu discurso, o presidente da OAB Piauí, destacou que a instituição é uma casa plural. “Por aqui passam diariamente várias ideias, várias pessoas que trazemos seus problemas e soluções do cotidiano. Sempre digo que temos o dever de fazer valer o nosso Estado Democrático de Direito e que o advogado precisa ser um pacificador constante, tanto aqui na entidade quanto fora dela”, afirmou.

Celso Barros Coelho Neto falou ainda sobre a importância da figura feminina nos quadros da Instituição. “As palavras mais importantes do nosso sistema são palavras femininas: a Justiça, a fraternidade, a liberdade, a igualdade e, claro, a mulher. Desejo boas-vindas a todos vocês, em especial, à vocês, mulheres”, finalizou.

Os jovens advogados e advogadas também foram saudados pela Vice-Presidente da OAB Piauí, Alynne Patrício. “Essa é casa de todos vocês. Peço que jamais deixem de sonhar, de trabalhar e honrar a nossa profissão que é tão bela e nobre, mas que também é tão difícil. Vocês precisam ter coragem e continuar, apesar de todas as dificuldades”, aconselhou.

O Diretor-Tesoureiro da instituição, Einstein Sepúlveda, afirmou que “é essencial respeitar o juramento que acabaram de fazer porque agora vocês são guardiões da Constituição Federal e não podemos admitir um direito a menos. Precisamos transpassar barreiras: a barreira do preconceito, da indiferença, dos abusos de autoridade. Essas barreiras hoje vocês começam a superá-las, porque já estão habilitados para advogar em todos os locais deste País com independência”, esclareceu.

Em sua fala, o Conselheiro Federal, Chico Couto, falou sobre a responsabilidade dos novos profissionais de garantir zelo e respeito à Constituição, lembrando que o Código de Ética da profissão representa a base da consciência dos advogados.
O compromisso legal teve como juramentista a advogada Indiara Carvalho e como oradora, Ingrid Melo. Matheus Lima, Secretário-Geral da Comissão do Jovem Advogado, se colocou à disposição dos novos advogados e advogadas. “Nossa comissão tem como intuito principal apoiar, trocar experiências e ideias com todos vocês. Contem conosco para ajudar a superar os desafios dos primeiros anos de profissão”, disse.

Prestigiaram ainda a solenidade a Diretoria da OAB Piauí: Alynne Patrício (Vice-Presidente); Leonardo Airton (Secretário-Geral); Nara Letícia Couto (Secretária-Geral Adjunta); e Einstein Sepúlveda (Diretor-Tesoureiro). A mesa de honra contou ainda com os Conselheiros Federais da OAB, Thiago Carcará e Chico Couto; com o Presidente da Subseção da OAB de Barras, Carlos Augusto; com o Secretário da Comissão do Jovem Advogado, Matheus Lima; com o Secretário-Geral do CEJA, Caio Sampaio; com o ex-Presidente do TED da OAB Piauí, Eusébio de Holanda; com o Diretor Administrativo do NAAD, João Lucas; com o Coordenador-Geral Adjunto das Comissões Temáticas, Rodrigo Vidal; e com o Secretário-Geral da CAAPI, Ian Samitrius.

Confira aqui o discurso da oradora, Ingrid Melo.