Advogados recebem desagravo por quebra de prerrogativas

  Data e Hora: 27/02/2019 15:02:06

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Piauí, presidida pelo advogado Celso Barros Coelho Neto, realizou um Desagravo Público em favor do advogados Jean Marcelo dos Santos Leal, Jodson Pinheiro Luz, Francisco de Assis Macedo Santos, Carlos Levi Carvalho Sousa e Damásio de Araújo Sousa, no auditório do Clube do Advogado da cidade de Picos (322 km de Teresina), na noite de terça-feira, 26.02.

O Desagravo Público tornou-se necessário quando os cinco advogados, membros do quadro da OAB-Piauí e da Subsecção de Picos, tiveram seus nomes expostos a depreciação pública em vídeo veiculado nas redes sociais da região de Picos. A Comissão das Prerrogativas da OAB-Piauí foi comunicada e constatou a necessidade de realizar o Desagravo com a rapidez necessária.

O Presidente da Comissão das Prerrogativas, Marcus Vinicius de Queiroz Nogueira, abriu as falas do Desagravo, enfatizando que o dispositivo é uma importante ferramenta para firmar a presença da OAB-Piauí. “Qualquer advogado ofendido em seu exercício regular da profissão terá resposta à altura, através de ações como essa”, enfatizou Nogueira.

O diretor tesoureiro da OAB-Piauí, Einstein Sepúlveda, foi firme e incisivo ao abrir sua fala trazendo à luz que era preciso “reparar o irreparável” em prol de profissionais exemplares e dignos, não admitindo nenhum ato contra as prerrogativas da OAB. “Jamais admitiremos ofensa ao exercício de nossa profissão. Estaremos onde houver necessidade, pois a advocacia é uma profissão de coragem”, frisou Einstein.

Falando em nome dos desagravados, o advogado Damásio de Araújo Sousa disse contar “com a satisfação de fazer parte de uma instituição que se posiciona a favor da classe advocatícia, pautada no princípio ético e moral”. Para Damásio, há trinta anos inscrito na OAB-Piauí, “o orgulho de ser advogado continua”.

O Presidente da Subsecção Picos da OAB-Piauí, Francisco Kleber Alves de Sousa agradeceu o apoio recebido pela Seccional em relação ao desagravo. “É preciso que cada advogado tenha essa certeza de poder contar com a OAB e não se calar diante das suas prerrogativas feridas’, disse Kleber.

O Presidente da OAB-Piauí, Celso Barros Coelho Neto, conclamou os presentes a refletirem sobre o que classificou de “testemunho recíproco de ética”. Para o Presidente, "é essencial que a OAB-Piauí não deixa nenhum de seus membros sentindo-se desamparado pela instituição que os representa. Não toleraremos ambientes de agressão. Não descansaremos’, disse Celso Neto antes de chamar ao púlpito quatro dos cinco desagravados e ler, na íntegra, a nota de desagravo a ser divulgada nos meios de comunicação da região.


Mais notícias


#RevistaCientifica: OAB e ESA Piauí realizam lançamento do
Data/Hora: 28/08/2020 19:57:54
OAB Piauí exibirá documentário “O Silêncio dos Homens
Data/Hora: 05/12/2019 14:19:42
Demandas de Corrente e região são apresentadas durante reu
Data/Hora: 05/12/2019 12:41:56
Gestão e empreendedorismo ganham destaque no Workshop “Ad
Data/Hora: 05/12/2019 11:41:29
Inclusão das pessoas com deficiência é tema de reunião d
Data/Hora: 04/12/2019 17:49:42
Leia todas as notícias