Deputada piauiense é homenageada pelo Congresso Nacional

Data e Hora: 09/03/2018 12:03:37

A primeira deputada federal eleita pelo Estado do Piauí, Myriam Nogueira Portella Nunes, foi homenageada em sessão solene no Congresso Nacional, em Brasília/DF, na última quarta-feira (7). O diploma Bertha Lutz foi entregue a 26 deputadas constituintes em reconhecimento à atuação feminina na política.

Entre as homenageadas, Myriam Nogueira Portella Nunes foi acompanhada pela filha, Iracema Portella, que seguiu os passos da mãe na política e foi a terceira mulher eleita deputada federal no Piauí. A segunda foi Francisca Trindade, falecida em 2003. O evento fez parte da comemoração do Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março, e das comemorações dos 30 anos de promulgação da Constituição Federal de 1988.
Para a presidente da Comissão Nacional e Estadual da Mulher Advogada, Eduarda Mourão, a representatividade feminina na política ainda é insatisfatória, e sua ampliação tem o potencial de beneficiar a sociedade como um todo. “Nós, mulheres, somos mais da metade do eleitorado brasileiro. Porém essa representatividade entre os cargos políticos não acompanha a proporção do eleitorado. Se queremos ter pautas relacionadas aos direitos das mulheres apresentadas e apreciadas é necessário ocupar a política”, defendeu a advogada, que esteve presente para prestigiar a sessão.
A Honraria
O Diploma Bertha Lutz é entregue pelo Senado desde 2001, em reconhecimento a pessoas que se destacam na luta pelo protagonismo feminino na sociedade brasileira. Bertha Lutz foi a precursora no Brasil na luta pelo direito de voto às mulheres, conquistado em 1932.
Entre as agraciadas com o diploma nesta edição, quatro estão exercendo mandatos no Parlamento. São elas as senadoras Rose de Freitas (PMDB-ES), Lídice da Mata (PSB-BA) e Lúcia Vânia (PSB-GO), e a deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ).
Seis foram homenageadas in memoriam, e os diplomas foram entregues a seus familiares: Márcia Kubitschek (DF), Dirce Quadros (SP), Wilma de Faria (RN), Cristina Tavares (PE), Rita Furtado (RO) e Abigail Feitosa (BA).