Inaugurado o OAB Office de Campo Maior

Data e Hora: 09/08/2017 14:08:38

A advocacia campomaiorense está mais equipada para o exercício profissional com a inauguração, na manhã de hoje (09), do OAB Office de Campo Maior. A solenidade integrou a programação do Mês do Advogado e contou com a presença de dirigentes da OAB-PI e da Subseção da OAB no Município, de conselheiros federais e seccionais e de representantes de Comissões Temáticas.

Equipado com quatro computadores com scanner para o peticionamento eletrônico, impressora, ar-condicionado, mesa e cadeira para atendimento, o espaço homenageia o advogado “Jerônimo dos Santos e Silva” (in memoriam). Para o presidente da OAB-PI, Chico Lucas, a Seccional cumpre o compromisso de estruturar melhor o espaço da advocacia de Campo Maior.

“Estamos muito felizes de estar cumprindo nossa obrigação legal de lutar, sempre ao lado da Justiça e dos advogados, pela melhoria do Judiciário. Estamos juntos para servir a advocacia e para, alinhados com o Ministério Público e a magistratura, lutar por uma Justiça mais célere e mais efetiva”, disse Chico Lucas.

O presidente da Subseção de Campo Maior, Wilson Spindola, frisou que com a melhoria da estrutura do judiciário local, a Instituição teve que buscar um espaço condizente para a advocacia. “Nosso trabalho não é apenas voltado para o advogado, trabalhamos olhando para a Justiça como um todo, tentando dialogar o máximo possível com o judiciário”, comentou. Sobre o homenageado, o diretor afirmou que ele foi um advogado que sempre teve como objetivo usar a advocacia como instrumento de ação social. “Serve de espelho por ser um homem que exerceu a advocacia com tanto destaque e por ter abraçado a causa de proteger quem mais necessitava”.

Na presença da matriarca da família, Maria do Amparo Ibiapina, a neta do homenageado e tesoureira da Subseção de Campo Maior, Geórgia Machado, ressaltou as qualidades de seu avô, como a honra e humildade. “Dentro da advocacia, ele foi um exemplo de humildade, de perseverança, de conquista do coração de cada um e de lutar pelo direito de cada um. Foi justa a homenagem”, considerou.

“A OAB presta essas homenagens preservando a história daqueles que exerceram a advocacia e ajudaram a advocacia a ser construída como ela é atualmente, respeitada”, comentou Celso Barros Neto, conselheiro federal da OAB. Segundo ele, o Conselho Federal está irmanado no propósito de soerguer a advocacia piauiense e brasileira. “Somos irmãos da Justiça, não adversários. Temos que andar imanados para que a administração da Justiça não fique apenas no papel, no artigo 132 da Constituição, mas que seja concretizada em atitudes como esta e de todas que a OAB participa cotidianamente para melhorar a administração da Justiça”.

O juiz titular da 1ª Vara da Comarca de Campo Maior, Múccio Miguel Meira, que atuou como advogado por nove anos, também ressaltou a importância da parceria entre as instituições, declarando que está sempre aberto para receber os advogados e as partes. “Sei quão árdua é a profissão da advocacia”, comentou o magistrado, completando que a advocacia, a magistratura e o Ministério Público são uma parceria. “Os embates são necessários e devem ocorrer, mas no âmbito do processo, do interesse de cada. Agora para o crescimento institucional desses órgãos, que é muito importante para a sociedade, devemos sempre andar juntos”, finalizou.