Presidente Lamachia finaliza Caravana e descerra placa em homenagem à Evandro Lins e Silva

Data e Hora: 12/12/2016 08:12:22

O presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Claudio Lamachia, descerrou a placa de homenagem ao jurista piauiense Evandro Lins e Silva. A solenidade aconteceu na tarde desta quinta-feira (08), na Sala do Conselho da Seccional Piauí e foi prestigiada pelo presidente OAB-PI, Chico Lucas, ex-presidentes e dirigentes da Ordem e integrantes da Caravana Nacional das Prerrogativas.

Evandro Tom Cavalcanti Léo Lins e Silva nasceu em 1912, na cidade de Parnaíba, Norte do Estado. Formou-se pela Faculdade de Direito do Rio de Janeiro, especializando-se em Direito Penal. Ocupou o cargo de procurador-geral da República e ministro do Supremo Tribunal Federal.

Entre os anos de 1944 e 1967, Evandro Lins e Silva integrou os quadros do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. Faleceu no Rio de Janeiro no dia 17 de dezembro de 2002.

Os dirigentes lembraram a figura do advogado e seu legado para a advocacia do país. Iniciativa do conselheiro federal da OAB, Celso Barros Neto, “a placa de homenagem tem o intuito de perpetuar a história e memória do ilustre jurista Evandro Lins e Silva”, disse.

O ex-presidente da OAB-PI, Reginaldo Furtado lembrou dos anos que passou ao lado do homenageado, enquanto companheiros no Conselho Federal. O membro honorário da OAB, Álvaro Mota, também prestigiou a homenagem e ressaltou o valor da história do homenageado para a advocacia piauiense.

A solenidade fez parte da programação da Caravana Nacional das Prerrogativas, promovida pelo Conselho Federal e pela Comissão Nacional de defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia.

A Caravana percorreu as cidades de Campo Maior, Piripiri e Parnaíba para detectar e combater o desrespeito às prerrogativas profissionais dos advogados, procurando promover a dignidade profissional, a inviolabilidade de escritórios, o sigilo das comunicações, a valorização da advocacia e honorários justos.

Ao final da ação, o presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia ressaltou que “a presença da OAB, onde o advogado está, é fundamental e indispensável. Nós temos que dar maior concretude às Caravanas, com relatórios e encaminhamentos. Não podemos viver em uma situação como esta detectada aqui no Piauí”, frisou o presidente Lamachia.

O presidente Chico Lucas parabenizou a atuação da Caravana Nacional e solicitou ao presidente Lamachia que as informações coletadas sejam entregues às autoridades competentes, a fim de mudar a realidade do Judiciário Piauiense.

Também estiveram presentes na solenidade a conselheira Federal, Eduarda Mourão,o conselheiro federal , Celson Barros , o secretário geral da OAB, Leonardo Carvalho, o diretor tesoureiro da OAB, Lucimar Santos Filho, o vice-presidente da OAB, Lucas Vila, o ex-presidente da OAB, Reginaldo Furtado, o conselheiro federal, Chico Couto,o vice-presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas dos advogados, Cassio Teles e os membros, Rivelino Amaral, Juliana Gortz , Diego Almeida e o membro honorário da OAB, Álvoro Mota.