OAB&Justiça representará avanços para o Judiciário Piauiense

  Data e Hora: 27/10/2016 15:10:19

“Essa é uma ferramenta para que cada cidadão e advogado se torne um fiscal e ajude no compartilhamento de soluções para que o Judiciário melhore a sua prestação”. A afirmação é do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, Chico Lucas, durante o lançamento do sistema OAB&Justiça, nesta quinta-feira (27), uma iniciativa pioneira entre as seccionais do país e um marco histórico para o avanço da produtividade do judiciário piauiense.

Chico Lucas fez uma explanação e explicou o sistema que disponibiliza de maneira clara e objetiva a produtividade dos juízes e das comarcas estaduais. Além disso, possibilita que os profissionais da classe registrem ocorrências, com o objetivo de elaborar as estatísticas do Poder Judiciário piauiense.

Para o presidente, a medida é oportuna, uma vez que o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) figurou mais uma vez nas últimas colocações do Justiça em Números, importante índice de produtividade divulgado anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “Sabemos que atualmente os dados não são os melhores, mas a expectativa é que no futuro tenhamos um dos melhores tribunais do país”, falou entusiasmado.

O sistema apresentará a lista de todos os juízes do Estado, com o ranking pelo número de sentenças; a relação das Comarcas, ranqueadas pelo número de processos; estatísticas do judiciário, que serão atualizadas mensalmente; e um campo para que o advogado registre ocorrências da sua atividade profissionais, tais como ausência de juízes nas comarcas, dificuldade de acesso aos autos do processo, restrição do horário de atendimento, entre outras.

Ao final da apresentação, o presidente Chico Lucas abriu espaço para as contribuições finais acerca da nova ferramenta. Com a fala, o presidente da Associação dos Magistrados Piauienses (Amapi), Leonardo Trigueiro, agradeceu a receptividade e pontuou os desafios para o trabalhos do judiciário. “É uma ferramenta importante dependendo de como será utilizada. A magistratura também se ressente dessa dificuldade em trazer ao jurisdicionado piauiense o serviço que ele merece. Temos muito a avançar e isso depende de todos nós”, comentou.

O presidente da Comissão de Relação com o Poder Judiciário da OAB-PI, Einstein Sepúlveda, afirmou que a baixa produtividade do TJ-PI decorre também da falta de estrutura do judiciário piauiense e da ausência de uma política de valorização do servidor. “Temos viajado todo o Estado e testemunhado como os magistrados e os servidores do interior sofrem porque não há no Tribunal de Justiça uma política de valorização do primeiro grau. Essa é uma bandeira que a Ordem irá endossar”. Para o advogado, o sistema OAB&Justiça representará um marco para a história do judiciário piauiense.

Estiveram presentes no lançamento o secretário de justiça do Piauí, Daniel Oliveira; o presidente da Amapi, Leonardo Trigueiro; o defensor público Alessandro Andrade Spindola; e o procurador geral do município, Cláudio Rêgo, além da diretoria da OAB-PI, os presidentes e membros das comissões temáticas, conselheiros federais e seccionais.


Mais notícias


#RevistaCientifica: OAB e ESA Piauí realizam lançamento do
Data/Hora: 28/08/2020 19:57:54
OAB Piauí exibirá documentário “O Silêncio dos Homens
Data/Hora: 05/12/2019 14:19:42
Demandas de Corrente e região são apresentadas durante reu
Data/Hora: 05/12/2019 12:41:56
Gestão e empreendedorismo ganham destaque no Workshop “Ad
Data/Hora: 05/12/2019 11:41:29
Inclusão das pessoas com deficiência é tema de reunião d
Data/Hora: 04/12/2019 17:49:42
Leia todas as notícias