OAB-PI promove ações de conscientização ambiental e entrega donativos para as famílias atingidas pelas queimadas

  Data e Hora: 20/10/2016 11:10:12

Desenvolver a consciência ambiental na população de Teresina. Com esse objetivo, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, promoveu nessa quarta-feira (19) um “Ato Público em Defesa da Sociedade e Meio Ambiente”. A ação aconteceu no Shopping Natureza, na Av. Marechal Castelo Branco, onde foram distribuídas mudas de plantas frutíferas para os pedestres.

O presidente da Comissão de Defesa do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da OAB-PI, Daniel Alves, explica que a atividade foi desenvolvida em parceria com a Diretoria da Seccional e algumas Comissões Temáticas, em virtude da ocorrência de inúmeros casos de queimadas tanto na zona urbana quanto na rural de Teresina, muitas delas provocadas pela ação do homem.

“Vamos estabelecer uma parceria com o Corpo de Bombeiros para promover campanhas educativas nas comunidades que foram atingidas. Queremos também restabelecer a identidade de Teresina como Cidade Verde. Além disso, a OAB e a CAAPI realizaram uma campanha de arrecadação de donativos para as comunidades, entre várias outras campanhas”, comentou Daniel Alves.

Para a secretária adjunta da Seccional, Élida Franklin, é necessário pensar em estratégias de combate aos incêndios também a longo prazo. Segundo ela, isso passa pela reestruturação do Corpo de Bombeiros e pelo desenvolvimento da consciência ambiental dos piauienses, com ações educativas nas escolas e associações de moradores, por exemplo.

“Estamos pensando a longo prazo, por meio do incentivo à rearborização dessas comunidades e da criação de uma consciência ambiental para a prevenção de focos de queimada tão graves como essas que ocorreram este ano. Essas queimadas são previsíveis, pois sempre ocorrem durante essa época do ano há décadas em Teresina. Então, é necessário trabalhar junto a essas comunidades rurais a forma de manejo do solo, por exemplo”, explica a diretora.

De acordo com Élida Franklin, a OAB-PI desenvolverá, em parceria com as instituições governamentais, um trabalho de acompanhamento dos inquéritos policiais instaurados para apuração dos incêndios, os quais muitos foram ditos criminosos. “Estamos fazendo todo esse acompanhamento também em parceria com o Ministério Público e com as Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e com o próprio Governo do Estado. Vamos fazer um trabalho sistemático a longo prazo para que no próximo ano a gente já tenha um cenário diferente. Mesmo sabendo que existe a possibilidade de ocorrerem queimadas novamente, que Teresina e o Estado do Piauí já estejam com uma nova perspectiva de enfrentamento a essa situação”, assegurou.

Entrega de Donativos

Voluntários OAB e Caixa de Assistência dos Advogados do Piauí (CAAPI) realizaram, nessa quarta-feira (19) a entrega das doações para as famílias vítimas das queimadas na localidade Lagoa do Aprazível, no município de José de Freitas. Advogados de todo o Estado se mobilizaram na doação de utensílios domésticos, móveis, alimentos, produtos de higiene, lençóis, toalhas e roupas. Além disso, foram distribuídas mudas de plantas nativas para que as comunidades possam iniciar o processo de rearborização dos locais afetados pelas queimadas.

Segundo Élida Franklin, os interessados em ajudar ainda podem encaminhar suas doações. “Os advogados que tiverem dificuldade de vir à sede da OAB, podem entrar em contato com a CAAPI para solicitar a busca dos donativos em suas residências”. O telefone de contato é (86) 3221-2110.


Mais notícias


#RevistaCientifica: OAB e ESA Piauí realizam lançamento do
Data/Hora: 28/08/2020 19:57:54
OAB Piauí exibirá documentário “O Silêncio dos Homens
Data/Hora: 05/12/2019 14:19:42
Demandas de Corrente e região são apresentadas durante reu
Data/Hora: 05/12/2019 12:41:56
Gestão e empreendedorismo ganham destaque no Workshop “Ad
Data/Hora: 05/12/2019 11:41:29
Inclusão das pessoas com deficiência é tema de reunião d
Data/Hora: 04/12/2019 17:49:42
Leia todas as notícias