OAB-PI REALIZA BLITZ INFORMATIVA DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO NO FÓRUM CÍVEL E CRIMINAL

Data e Hora: 22/09/2016 12:09:52

A Comissão de Promoção da Cidadania da OAB-PI promoveu uma blitz informativa na manhã desta quinta-feira (22) sobre a prevenção ao suicídio. A ação aconteceu no Fórum Cível e Criminal Desembargador Joaquim de Sousa Neto, no Centro Cívico, e compreende uma série de atividades em alusão à campanha mundial “Setembro Amarelo”.

A presidente da Comissão de Promoção da Cidadania, Nailma Freitas, explica que a campanha mundial tem como objetivo conscientizar sobre a prevenção ao suicídio. “A participação da OAB-PI na campanha é para reforçar o tema do suicídio como passível de prevenção. Ao contrário do que se pensa, a divulgação de informações adequadas e responsáveis podem diminuir os nossos índices, que são alarmantes”, comentou.

Ainda segundo Nailma Freitas, a cidade de Teresina é a segunda capital do Brasil com maiores índices de suicídio. Os dados pertencem ao Mapa da Violência/2011, feito pelo Ministério da Justiça. Em 10 anos, o Piauí registrou um aumento de 221,7% nos casos de suicídios. A capital piauiense é a segunda do país com a maior taxa de suicídios entre a população jovem: 14,4 suicídios para cada grupo de 100 mil habitantes.

Presente na blitz, a secretária adjunta da OAB-PI, Élida Franklin, comentou sobre a participação da Ordem na campanha e exaltou a importância da divulgação de informação. “Desde o início da gestão temos essa preocupação diante dos casos observados, principalmente em Teresina. Por se tratar de um tema sério, os advogados e convidados participaram de um curso que nos deu subsídios para prestar auxílio adequado a quem precisa. Queremos mostrar que o diálogo é sempre a melhor alternativa”, explicou.

A blitz desta quinta-feira (22) contou com a presença de estudantes do projeto “Revigoramor” da Fundação Bradesco. A Comissão de Promoção da Cidadania da OAB-PI ainda tem mais ações previstas para o mês de setembro. Nesta sexta-feira (23), a blitz informativa acontece no prédio da Justiça Federal do Piauí. O calendário de visitas também programou ações em escolas e faculdades da capital.