whatsapp Informe OABPI: (86) 98141-8181  |  Disk Prerrogativas: (86) 99998-8248  
  Manutenção de Salas dos Advogados: (86) 99984-8628

OAB-PI e TJ/PI firmam parceria para oferecer cursos de mediação judicial aos advogados

 Data/Hora: 2016-08-24 02:10:29      Categoria: Site | Geral | Geral    


A fim de qualificar os profissionais e auxiliar na redução do volume processual no judiciário piauiense, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, por meio da Escola Superior de Advocacia do Piauí (ESA-Piauí), e o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ/PI), por meio da Escola Judiciária do Piauí (EJUD), firmaram termo de cooperação, na manhã desta quarta-feira (24), que visa oferecer cursos de mediação judicial aos advogados.

Para o presidente em exercício do TJ/PI, Desembargador José James Gomes Pereira, a parceria é importante para auxiliar os profissionais do Direito e demais áreas para a resolução de conflitos de forma não litigiosa, desafogando o judiciário. Segundo ele, isso passa a melhorar também com a vigência no novo Código de Processo Civil, que obriga as partes a passarem pela fase da mediação e conciliação antes de irem para o processo de julgamento do feito.

“É uma parceria importante, na medida em que vamos, a Ordem dos Advogados conjuntamente com o Tribunal de Justiça, através da Escola do Judiciário e Escola da Advocacia, prepararmos profissionais com capacitação suficiente para mediar e conciliar”, avaliou o desembargador.

A previsão é que o edital de convocação dos alunos seja lançado ainda neste semestre, afirma a diretora geral da ESA-Piauí, Naiara Moraes, acrescentando que a iniciativa da Seccional é pioneira e antecipa uma parceria feita entre o Conselho Federal da OAB e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).  “A parceria com o Tribunal leva em conta primeiro esse ajuste de cooperação a partir do qual nós daremos início às tratativas para lançar um edital de abertura ou chamada para o curso de formação, que deverá ocorrer na Ordem dos Advogados sem custos e aberto não só a advogados, mas a toda comunidade dentro dos limites da resolução do CNJ”.

O presidente da OAB-PI, Chico Lucas, lembra que existem no Piauí apenas 80 profissionais cadastrados para atuarem como mediadores judiciais, e o curso de qualificação abrirá a possibilidade de outros advogados atuarem nesse novo nicho de mercado. “Essa é uma parceria inovadora, existindo algo semelhante apenas no Estado do Mato Grosso do Sul, onde a experiência já é exitosa. Temos que buscar caminhos para desafogar o judiciário, porque nem todos os conflitos geram litígios judiciais”, finalizou o presidente.

Esteve presente durante a reunião o presidente da Comissão de Informática da OAB-PI, Tarso Neto.



OAB Piauí - © 2015 - Todos os direitos reservados selo
Desenvolvimento / NTI / OAB Piauí
Rua Governador Tibério Nunes, S/N Bairro Cabral Teresina - Piauí - Fone: (86) 2107-5800